Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Parte 2 SOLO

ATRIBUTOS DO SOLO IMPORTANTES PARA O MANEJO

Cor do solo
 

É a característica morfológica de mais fácil visualização. Muitos nomes populares de solos são dados em função das respectivas colorações: "terra roxa", "terra preta", entre outros. A cor tambem é enfatizada no Sistema de Classificação de Solos: Latossolos Amarelos, Vermelhos; Argissolo vermelho-amarelo, etc.
A cor normalmente está relacionada com outras características ou propriedades do solo:
- cores escuras: indicam altos teores de material orgânico decomposto;
- cor vermelha: indica boa drenagem interna e altos teores de ferro;
- cor cinza: indica que o solo é mal drenado, que permanentemente tem excesso de água no perfil (baixadas próximas a rios e riachos):
- cores claras: boa drenagem, pobreza em matéria orgânica, maiores teores de areia.

Textura
O termo textura se refere à proporção relativa das frações granulométricas (areia, silte e argila) que compõem a massa do solo. As partículas do solo têm tamanhos bastante variados: algumas são suficientemente grandes para observação a olho nu (ex. areias), outras podem ser vistas com o uso de lentes de bolso ou microscópio comum, enquanto as restantes só podem ser observadas com auxílio de microscópios eletrônicos (ex. argilas).
As partículas podem ser agrupadas em 5 frações, de acordo com o diâmetro:
argila < 0,002 mm
silte (limo) 0,002 -0,02 mm
areia fina 0,02 - 0,2 mm
areia grossa 0,2 - 2 mm
cascalho 2 - 20 mm
pedras > 20mm
Um solo é classificado como de:
- textura arenosa quando mais de 85% das partículas estão na fração areia;
- textura argilosa quando mais de 35% das partículas estão na fração argila;
- textura barrenta ou franca (média), quando ocorre equilíbrio entre as frações.
O tamanho das partículas tem influência direta nas propriedades físicas e químicas: normalmente as menores são mais ativas. Portanto, a textura irá determinar no solo algumas características importantes: taxa de infiltração de água no solo, capacidade de retenção de água e nutrientes, taxa de decomposição da matéria orgânica (maior no solo arenoso), permeabilidade à água, grau de plasticidade, facilidade de trabalho com máquinas e resistência à erosão.
Solo arenoso: fácil de se trabalhar, bem arejado, a água infiltra rapidamente, baixo armazenamento de água;
Solo argiloso: é mais pesado e difícil de se trabalhar, resistindo às ferramentas; a água infiltra mais lentamente, porém apresenta melhor capacidade de armazenamento de água.
Estrutura A estrutura define como as partículas de areia, silte e argila estão ligadas entre si e se existem poros entre elas. Estas partículas em condições naturais, encontram-se aglomeradas em partículas compostas referidas com frequência como agregados ou torrões que ocorrem no solo. As principais substâncias que atuam como agente cimentamente, unindo aquelas partículas, são a matéria orgânica, as argilas e os óxidos de ferro. Os organismos vivos do solo contribuem para a formação e estabilização de sua estrutura.
A estrutura define a maior ou menor porosidade do solo e a proporção de macroporos e microporos. O solo ideal tem 50% de matéria sólida e 50% de poros, assemelhando-se a uma esponja.

 
Um Solo é mal estruturado ou compactado, quando não há água nem ar em quantidades suficientes; a água não consegue infiltrar no solo reduzindo a capacidade de armanezamento de água deste e causando erosão. A falta de água pode provocar a elevação da temperatura do solo. Por outro lado, um encharcamento e falta de ar no solo provoca o abaixamento da temperatura, o retardamento ou paralização da decomposição da matéria orgânica, a diminuição das reações químicas que tornam os nutrientes disponíveis, o aumento da atividade de microrganismos prejudiciais e a dissolução de ferro e manganês em grandes quantidades, atingindo níveis que são tóxicos para as plantas.
Existem alguns indicadores simples que revelam a situação da estrutura do solo, A presença de certas plantas invasoras como guanxuma e o assa-peixe indicam a compactação do solo. Já a presença de carqueja e gramíneas baixas de folhas muito estreitas, indicam excesso de água ou má areação. Outro indicativo da má estrutura do solo é o acúmulo de pó na superfície e a ocorrência de nuvens de poeira em dias com ventos.
Fim da 2° Parte
 
Parabola do Semeador.

"Eis que o semeador saiu para semear. E ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e as aves vieram e a comeram. Outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra. Logo brotou, porque a terra era pouco profunda. Mas ao surgir o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou. Outra ainda caiu entre os espinhos. Os espinhos cresceram e a abafaram. Outra parte, finalmente caiu em terra boa e produziu fruto, uma cem, outra sessenta e outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça! Mateus 13.4-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário