Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

1° PARTE do estudo sobre SOLO.



A benção de Jah em nós.
Toda luz, todo amor, meus irmãos, se levantem participem de toda essa compreensão,
a paz do Sião.



O solo : Conceitos, composição,  atributos importantes para o manejo.

O solo para o agricultor é o meio ou a terra onde ocorre o crescimento das plantas e dos animais e de onde retira os produtos para sua subsistência.
De modo geral, entende-se por solo, a camada de material não consolidado da superficie da crosta terrestre, modificada ou não pelo homem, que contém matéria viva e que é capaz de suportar plantas ao ar livre. Desta definação, conclui-se, portanto, que o solo é uma estrutura viva, dinâmica e que deve possuir algumas caracteristicas e propriedades para permitir a fixação e crescimento das plantas.
O solo deve proporcionar a penetração das raízes e o suporte mecânico; deve estar em uma condição capaz de fornecer água, ar e nutrientes, em quantidades suficientes (Nem excesso, nem deficiência) para que, juntamente com oxigênio, gás carbônico, luz e calor, favoreçam o crescimento das plantas saudáveis e equilibradas.
O solo forma-se a partir do intemperismo físico (desintegração), químico (decomposição) e biológico (ação de excreções orgânicas ácidas produzidas por microrganismos e plantas), sobre o material de origem (rocha-mãe), por meio da ação do clima (calor do sol, águas das chuvas, ventos) e organismos vivos (microrganismos, vegetais, animais e homem) nas diversas formas de relevo, ao longo do tempo (normalmente milhares de anos). A interação de todos esses fatores é que levou à formação da grande diversidade de tipos de solos existentes (com diferente cores, profundidades, constituições, etc.).
Durante o processo de formação dos solos, a ação conjunta de fenômenos físicos, químicos e biológicos faz com que os mesmos se organizem em camadas de aspecto e constituição diferentes, aproximadamente paralelas à superfície, denominadas de horizontes. Ao conjunto de horizontes, num corte vertical que vai da superfície até o material que deu origem ao solo, dá-se o nome de perfil do solo (normalmente considera-se a profundidade de 2,0m). O perfil do solo bem desenvolvido possui basicamente 4 tipos de horizontes, convencionalmente identificados pelas letras maiúsculas O, A, B e C.

 

COMPOSIÇÃO DO SOLO

O solo é um sistema poroso composto de matéria sólida (mineiral e orgânica) e espaços vazios ou poros, preenchidos com o ar e com a água (de acordo com tamanho, são divididos em macroporos e microporos):
-matéria inorgânica ou mineiral: formada por partículas de diversos tamanhos (cascalhos, areia, argila, silte, etc);
-matéria orgânica: formada por restos vegetais e animais, em diferentes estágios de decomposição e por organismos vivos (microrganismos, minhocas, etc.);
-água do solo: também chamada solução do solo, é composta de água sais mineirais dissolvidos e matérias coloidais em suspensão;
-ar do solo: composição diferente em relação ao ar atmosférico, em razão do acúmulo de CO2 (na atmosfera, teor de CO2 - 0,03% e no ar do solo - 1%).
Considera-se que um solo ideal deve ter 50% de matéria sólida (45% de matéria mineiral e 5% de matéria orgânica) e 50% de porosidade (25% dos poros para água e 25% para o ar).

 

IMPORTÂNCIA DO SOLO NO CULTIVO ORGÂNICO DE HORTALIÇAS

No sistema orgânico de produção, o solo é considerado um organismo vivo e complexo, e a meta principal é conservá-lo sadio para as gerações presentes e futuras (princípio da sustentabilidade). Nesse sentido, a fertilidade de um solo deve ser avaliada considerando não apenas o aspecto químico, ou seja, as quantidades de nutrientes e de elementos tóxicos presentes, mas também o aspecto físico (porosidade, capacidade de retenção de água e nutrientes, infiltração de água, aeração, ausência de camadas adensadas que impeçam o desenvolvimento das raízes, bioestrutura, etc.) e o biológico (flora e fauna benéficas, como fungos, bactérias, protozoários, insetos, minhocas e outros vermes, que fazem a transformação da matéria orgânica em húmus, liberando lentamente  os nutrientes às plantas; formam a bioestrutura do solo e secretam várias substâncias - vitaminas, enzimas, antibióticos, que favorecem o desenvolvimento das plantas e controlam organismos nocivos). A planta deve explorar o maior volume possível de solo, com aprofundamento de suas raízes, tendo à sua disposição um maior reservatório de água e nutrientes.
Para atingir essa condição, lança-se mão de um conjunto de técnicas : adubações orgânicas variadas e frequentes (compostos, estercos, tortas, biofertilizantes, etc.), incorporação de restos de culturas, adubações verdes com plantas de raízes profundas para romper camadas endurecidas e reciclar nutrientes de outras camadas do solo, coberturas mortas, biodiversidade de cultivos, correção do solo com materiais pouco solúveis e de forma equilibrada (calcários, pós e fosfatos de rocha), rotação e consorciação de culturas, cultivo mínimo, em faixas e outras práticas conservacionistas. 



A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...



" Tesouro guardado é riqueza original ... "


EuiEuSOU!


Nenhum comentário:

Postar um comentário