Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DA HORTA PARTE 3

Preparo do terreno para semeadura ou plantio
 

Limpeza da área escolhida para a horta: capinação e amontoa do mato em um ponto do terreno para decomposição e posterior incorporação ao solo (a queimada é prática proibida no manejo orgânico, exceto para eliminação de plantas contaminadas por vírus e outras doenças), retirada de entulhos, tocos e raízes de árvores, etc.

-Locais de fácil encharcamento: efetuar a drenagem da área.

-Revolvimento do solo: a uma profundidade de 20 a 25cm (aproximadamente um palmo) quebrando-se os torrões de terra e nivelando-se o terreno. Em áreas pequenas usam-se o enxadão e enxada nesta operação; em grandes áreas o arado e grade tracionados por trator ou por animais (usar equipamentos que impeçam ao máximo a reversão das camadas de solo e a desagregação de sua estrutura). Nesta operação pode-se aproveitar para icorporar corretivos (ex.: calcário) ou adubos orgânicos (ex.: estercos animais curtidos, compostos orgânicos, etc.).





-Construção dos canteiros para sementeiras, semeadura direta e para o transplante de mudas, com as seguintes dimensões: largura entre 0,80 e 1,20m; altura de 20 a 25cm e comprimento variável de acordo com a dimensão do terreno, normalmente não superior a 10m, em hortas para autoconsumo.

-Para algumas hortaliças não há necessidade de canteiros, bastando revolver e destorrar a terra e, em seguida abrir os berços, adubar e plantar (ex.: abóbora, quiabo, berinjela, jiló, couve, etc.);

-Distância entre canteiros (caminhos): 30 a 40cm. Os caminhos, bem como as entrelinhas das plantas, devem ser mantidos e protegidos com cobertura morta para controle do mato, manutenção da umidade e do equilíbrio térmico do solo;

-Nos terrenos com declive, os canteiros devem ser dispostos de maneira que "cortem as águas", ou seja, devem acompanhar as curvas de nível do terreno, para diminuir perdas de solo por erosão; nos terrenos planos, dispostos no sentido norte-sul;

-Devem apresentar a terra solta, sem torrões, pedras, raízes grandes, e a superfície plana.

-Correção do solo (calagem e adubação orgânica): aplicação de calcário para correção de acidez e dos adubos e compostos orgânicos para correção de acidez e dos adubos e compostos orgânicos para correção das deficiências minerais e melhoria da bioestrutura do solo. A calagem deve ser feita antecipadamente ao plantio, podendo-se aplicar no sistema orgânico, no máximo 2t/ha/ano (equivale a 200g/m2). Com a melhoria do solo, pelas adubações orgânicas frequentes e incorporação de restos vegetais, a calagem pode ser suspensa.



O preparo do solo é uma das operações mais importantes para o sucesso do cultivo de hortaliças orgânicas, pois a manutenção de um solo sadio, vivo e equilibrado é que garantirá o desenvolvimento de plantas saudáveis, capazes de suportar as adversidades (fatores climáticos desfavoráveis, ataques de pragas e doenças, entre outros).






"Rastafari a compreensão do processo da vida..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário